quinta-feira, 4 de março de 2010

Tudo sobre ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP – Enterprise Resource Planning

Os sistemas integrados de Gestão são sistemas de informação que integram todas as informações acerca dos dados e processos de uma organização em um único sistema, ou seja integram todos os departamentos existentes dentro da empresa.

Os sistemas ERP – Enterprise Resource Planning surgiram no início da década de 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional fizeram com que os MRP (Material Requirement Planning) ou planejamento das requisições de materiais surgissem de forma a otimizar os processos. Eles surgiram já na forma de conjuntos de sistemas ou pacotes, que conversavam entre si e que possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos.
Na década de 80 marcou-se o início das redes de computadores ligadas a servidores o MRP se transformou em MRP II (que significava Manufacturing Resource Planning ou planejamento dos recursos de manufatura), que agora também controlava outras atividades como mão-de-obra e maquinário.
A nomenclatura ERP ganharia muita força na década de 90, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor – microcomputadores ligados a servidores, com preços mais competitivos. Esses sistemas integrados começaram a surgir da necessidade que as empresas tinham de possuir um sistema que auxiliasse na tomada de decisão de modo rápido e eficiente, controlar as funções que existem dentro das organizações com um olhar horizontal das tarefas.


O ERP propicia nas organizações maior confiabilidade de dados, monitoramento em tempo real de forma segura e diminuição de custos como retrabalho, após a entrada das informações o sistema cria os pedidos de venda e posteriormente dispara as ordens de fabricação, a importância fundamental está na agilidade das entradas e saídas de informação.

Projeto de ERP

Entre as fases de um projeto ERP estão as de início como mapeamento de situação atual, após ocorre desenvolvimento do projeto, os testes, treinamentos e por fim a implementação e a avaliação.

Vantagens

Dentre as principais vantagens da implementação deste tipo de ferramenta estão a otimização do fluxo de informações e consequentemente a qualidade destas, os sistemas também melhoram e auxiliam o processo de tomada de decisão e eliminam as redundâncias de atividades, outro benefício está na redução das incertezas de lead time.


Desvantagens

Dentre algumas das desvantagens da implementação de sistema ERP podemos destacar os altos custos que em alguns casos não comprovam o custo/benefício, dependência do fornecedor do pacote e muitas vezes torna os módulos da empresa muito dependentes um do outro, pois cada um terá que esperar a informação que vem de outro setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário